Novos modelos de negócios: Bancos, Aplicativos & Sistemas


Por Lucas Oliveira, Marketing.

Ir ao banco é coisa do passado! Isto é o que especialistas estão dizendo e, diga-se de passagem, já podemos sentir essas mudanças no nosso dia a dia. Segundo a Kantar Worldpane Brasil, 57% dos brasileiros já possuem Smartphone, um número expressivo e que nos leva a refletir sobre a viabilidade de investimentos em aplicativos diversos… o que não seria diferente para as instituições financeiras, que necessitam e sempre necessitarão de novas tecnologias para incrementar o relacionamento com seus clientes de forma segura e confiável. Há uma mudança comportamental em curso e estar antenado às tendências é importante para situar-se no campo de novas práticas. O segredo é manter-se atualizado sempre.

A possibilidade de pagar contas a qualquer hora, realizar transferências ou resolver facilmente adversidades são os benefícios mais atraentes desse novo meio. Ganhamos tempo, eficiência e agilidade. Tais características contribuem para diminuir processos vagarosos que acabam frustrando o freguês, o ditado tempo é dinheiro, cabe como uma luva quando o assunto se trata de encurtar os caminhos.

No Itaú o índice de eficiência de uma agência digital é muito superior ao atendimento físico, estima-se uma diferença de 10 a 15 pontos percentuais. Nota-se que há uma preferência e sem dúvidas uma relação muito mais saudável junto ao consumidor. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febrabran) mostram que em 2015, 54% das 54 bilhões de transações bancárias feitas no Brasil se deram por meio de aplicativos ou do internet banking. Em 2014, foram 47%.

Com esses meios temos uma maior interação e também um melhor aproveitamento do contato.  O processo de automação promove uma comunicação síncrona que contribui para a diminuição do tempo de resposta, facilitando muito a vida do usuário. São com esses benefícios na ponta da língua que os bancos partem para a comunicação com o cliente. Sobretudo, sem esconder o jogo, podemos notar que o maior ganho é financeiro, manter um gerente em um escritório ao invés de mantê-lo em um ponto comercial são vantagens que fazem brilhar os olhos de bancários e investidores.

Eliminar os processos demorados e facilitar a vida dos usuários é claramente o caminho a se trilhar. O Portal de Negociação do Grupo Redeservice, a título de exemplo, foi criado para facilitar e controlar os processos de acordos e negociações de dívidas para operações de cobrança. Trata-se de um sistema que elimina o longo e demorado processo de envio de correspondências aos devedores, diminuindo custos e aumentando a assertividade das campanhas. O sistema permite o gerenciamento das campanhas para os contatos em massa, estando adequado ao contato com o devedor de maneira interativa.

Portanto, entende-se que as medidas tomadas para acelerar processos e melhorar a qualidade de atendimento ao cliente vão mudando ao longo do tempo. Tudo isso nos leva a refletir e entender qual o momento certo para investir e por onde se deve percorrer. Contudo, fica claro que há uma onda que se forma no mercado tecnológico, a possibilidade de crescimento deste tipo de serviço impulsionada com a entrada de uma nova geração no mercado consumidor aliada as mudanças de comportamento das gerações passadas faz com que investidores e empreendedores liguem os seus sinais de alerta.

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